Sobre Paracatu

 PATRIMÔNIO CULTURAL: MEMÓRIAS DE PARACATU -MG - 2017


Vandeir José da Silva 1

Giselda Shirley da Silva 2

Maria Célia da Silva Gonçalves 3


 

1 Possui Mestrado em História Cultural pela Universidade de Brasília-UnB (2010), graduação em História pela Faculdade Noroeste de Minas (1999), graduação em Estudos Sociais pela Faculdade Noroeste de Minas (1998), Especialista em História do Brasil pela PUC-MINAS - Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Integrante do grupo de pesquisa (TRANSE) laboratório Transdisciplinar de Estudos Sobre a Performance (Sol/UnB). Coordenador do NIC - Núcleo de Iniciação Científica - Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM. Membro do Comitê Institucional do NIC – Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de João Pinheiro Minas Gerais. Membro da Comissão de Administração da Casa da Cultura D. Geralda Campos Romero – João Pinheiro – MG. Doutorando em História (Escola de Ciências Sociais e CIDEHUS/Universidade de Évora). Tem experiência na área de Cultura popular no Noroeste de Minas Gerais.

 

2 Possui Mestrado em História Cultural pela Universidade de Brasília-UnB (2007), graduação em História pela Faculdade Noroeste de Minas (1998), graduação em Estudos Sociais pela Faculdade Noroeste de Minas, Especialista em História do Brasil pela PUC-MINAS - Universidade Católica de Minas Gerais. Integrante do grupo de pesquisa (TRANSE) laboratório Transdisciplinar de Estudos Sobre a Performance (Sol/UnB). Membro do Comitê Institucional do NIC - Núcleo de Iniciação Científica - Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM. Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de João Pinheiro Minas Gerais. Presidente da Comissão de Administração da Casa da Cultura D. Geralda Campos Romero – João Pinheiro – MG. Responsável pelo Arquivo Público Genésio José Ribeiro em João Pinheiro MG. Doutoranda em História (Escola de Ciências Sociais e CIDEHUS/Universidade de Évora). Tem experiência na área de Cultura popular no Noroeste de Minas Gerais.

3 Doutora em Sociologia e Mestre em História pela Universidade de Brasília – UnB. Especialista em História pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Especialista em História do Mundo Moderno e Contemporâneo pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade de Uberlândia – UFU. Especialista em Educação a Distância pela Faculdade Cidade de João Pinheiro. Licenciada em Estudos Sociais e História pela Faculdade Noroeste de Minas – FINOM. Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de João Pinheiro Minas Gerais. Pós-doutoranda na Universidade Católica de Brasília – (UCB). Tem experiência na área de Cultura popular no Noroeste de Minas Gerais.

Paracatu é uma cidade setecentista localizada no interior do sertão mineiro, noroeste de Minas Gerais, dividindo-se com o Estado de Goiás. O município possui a altitude: 710 metros; latitude sul: 17º 13’ 01’’; longitude oeste: 46º 52’ 17’’. A extensão territorial é de 8.232 km². Sua população estimada de acordo com o (IBGE, 2014) é de 90.294, com uma extensão territorial de 8.229.592. Dados extraídos http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/historico. em 06/08/2015.

O Noroeste mineiro é composto de 19 municípios divididos em duas microrregiões: Paracatu e Unaí. Veja abaixo o mapa 1 que localiza as duas microrregiões. O mapa 2 possibilita uma leitura dos municípios vizinhos:

 


 

Participe, colabore com novas práticas acadêmicas extracurriculares

Inscrições aqui